Instalação do Youtube Vanced (root)

Tutorial, passo-a-passo, de como instalar o Vanced no Android
Tutorial, passo-a-passo, de como instalar o Vanced no Android

O Youtube Vanced é uma versão do Youtube que permite utilizar vários recursos da versão Premium, entre eles a visualização sem interrupção para anúncios, visualização dos vídeos em segundo plano, com o ecrã bloqueado, etc…

Nesta publicação vamos instalar o Vanced no sistema Android 10 (LineageOS 17.1).

Instalação

Magisk

O Magisk é o utilitário que permite gerir quem tem acesso root no vosso smartphone, permite ainda instalar vários “modulos”, que por sua vez utilização os recursos do Magisk para abilitar novas funcionalidades que, por norma, não estão disponiveis numa versão vanilla do sistema Android.

Para o nosso sistema, visto que a instalação da ROM em questão foi feita com recurso ao TWRP, o mesmo será feito com a instalação do Magisk.

No repositório github devem de fazer download da última versão disponível, após o download do ficheiro .zip, devem de copiar o mesmo para o vosso smartphone e reiniciar em modo de recuperação (recovery mode)

No modo de recuperação, neste caso o TWRP basta pressionar o botão Install

twrp1

em seguida selecionar o ficheiro .zip

e deslizar para instalar

twrp3

Após a instalação basta reiniciar o smartphone, devem então de ter disponivel a aplicação Magisk Manager

magisk1

EdXposed

A aplicação EdXposed é a continuação do desenvolvimento da famosa aplicação Xposed, uma framework que permite modificar o comportamento de vários recursos do sistema, sem alterar ficheiros de origem.

A instalação do EdXposed requer os seguintes modulos do Magisk:

  • Riru (Riru Core)
  • Riru EdXposed

Devem de reiniciar o vosso smartphone após a instalação de ambos os modulos, de forma a ativar os mesmos, uma correta instalação e ativação resulta no seguinte ecrã:

magisk2

Com isto vamos abrir a aplicação EdXposed e selecionar o separador Canary, aqui vamos pressionar o botão Install/Update que deverá de iniciar o download de um ficheiro .zip, este deve de ser instalado pelo TWRP da mesma forma que fizemos com o Magisk.

Após a instalação a aplicação deverá de apresentar a seguinte mensagem a azul:

edxposed1

CorePatch

O CorePatch permite desativar a verificação da signature na instalação de aplicações modificadas por terçeiros.

O repositório da aplicação encontra-se aqui github

A instalação passa por fazer o download do ficheiro .apk correspondente ao vosso sistema e ativar o modulo no EdXposed (ambas as tarefas requerem reinicio do sistema)

Com a aplicação instalada vamos então ativar as seguintes opções:

  • Allow app downgrades
  • Disable Package Manager Signature Verification
corepatch1

SAI

A aplicação SAI permite criar e instalar pacotes com vários ficheiros .apk, visto que as novas versões do Vanced encontram-se neste formato.

A instalação é feita diretamente da Play StoreSplit APKs Installer (SAI)

Vanced

Agora que temos todos os recursos instalados, vamos então instalar o Vanced, para isso devem de aceder a vanced.app e fazer download da versão root com o tema à vossa escolha.

De seguida basta abrir a aplicação SAI e selecionar o ficheiro .apks obtido no passo a cima, a instalação resultará no seguinte ecrã:

sai1

Com isto o Vanced encontra-se agora instalado no vosso sistema.