Game Launchers

Lista de Launchers, de jogos populares da atualidade
Lista de Launchers, de jogos populares da atualidade

Se alguma vez adquiriram um jogo, recorrendo a uma das centenas de lojas online, quase certo tiveram de instalar algum launcher, de forma a poderem jogar o mesmo.

Esta necessidade fez-se acompanhar de vários pontos positivos, bem como negativos.
Quem se lembra dos tempos em que era necessário procurar pelo cartucho do jogo, ou nos cuidados a ter para não riscar os cds?

De certa forma esse problema foi resolvido, se simplesmente tudo o que adquirimos for virtual, a única preocupação passa por não perder a conta de utilizador associado, ou o email utilizado no registo.
Não só tornou-se mais fácil manter os jogos “guardados”, como também tornou-se simples a forma de adquirir os mesmos.

Grande parte dos game launchers faz-se acompanhar da loja online, onde, à distância de um clique, é possível gastar rios de dinheiro e tempo a explorar a biblioteca de jogos existentes.

Para além de manter o utilizador informado sobre as últimas promoções, permite também manter o próprio jogo atualizado com as últimas actualizações.
Tudo isto seria fenomenal, caso todos os jogos adquiridos fizessem parte do mesmo launcher, o que não acontece.

Grandes desenvolvedores de jogos criam o seu próprio launcher, na constante tentativa de adquirir o maior número de utilizadores, com isto o utilizador vê-se perdido na lista enorme, não só de jogos mas também de launchers.

Lista de Launchers

No momento da criação desta publicação, tendo em conta o número de utilizadores de cada plataforma, bem como a bliblioteca de jogos disponíveis, existem cerca de 9 game launchers.

Steam

Steam

Steam deve de ser o launcher mais conhecido e usado na internet.

Com cerca de 30 mil jogos na sua loja, é o palco ideal para quem lança um novo titulo. Com uma enorme comunidade de jogadores, modificações oficiais, suporte e avaliações, é o principal launcher a ter para qualquer jogador.

Origin

Origin

Origin é a loja oficial da EA Games, que conta com mais de 250 jogos.

Conta ainda com um serviço de subscrição mensal, que permite jogar grande parte da biblioteca disponível.
É um launcher bastante utilizado pois conta com um dos jogos Free 2 Play Battle Royal mais jogado do momento (Apex Legends).

Uplay

Uplay

Uplay segue os mesmos passos da Origin, sendo a loja oficial da Ubisoft conta com cerca de 150 jogos.

Utiliza um serviço de subscrição mensal com acesso a toda a biblioteca de jogos disponível na Ubisoft.

Blizzard Battle.net

Battle.net

Blizzard Battle.net é também um dos launchers mais antigos desta lista.

Criado originalmente como um serviço de integração para as comunidades de Diable e StarCraft, hoje aloja a biblioteca de jogos Blizzard, bem como outros jogos de parceiros como a Activision.

Epic Games

Epic-games

Epic Games originalmente começou como um launcher focado na gestão do motor de jogos Unreal, mas rapidamente alterou o rumo com o sucesso de Fortnite.

Neste momento tenta ser o principal concorrente à Steam, apesar de não oferecer metade das funcionalidades da competição.
A biblioteca de jogos já é considerável, incluíndo vários exclusivos.

Xbox

xbox

A Microsoft decidiu juntar a Xbox com o PC e criou uma só plataforma.

Este conta com centenas de jogos, bem como uma integração muita boa, ao nível do sistema operativo Windows e ao sistema da Xbox One.
Oferece também um serviço por subscrição com acesso a vários jogos.

Gog

gog

GOG começou como uma plataforma dedicada a reviver antigos titulos, mas rapidamente tornou-se o local ideal para encontrar títulos sem o uso de proteções especiais (DRM).

Para além da enorme biblioteca de jogos antigos e novos, oferece excelentes promoções e um incrível game launcher que permite centralizar num só lugar, toda a biblioteca de jogos existente em vários serviços aqui mencionados.

Rockstar Games

rockstar-games

Rockstar Games seguiu os passos de vários criadores e decidiu lançar uma loja para os títulos Rockstar.

Apesar de disponibilizar versões bastante antigas, desatualizadas e com vários bugs de antigos títulos como GTA San Andreas, Vice City e GTA3.
O launcher criou alguns problemas, momentâneos, na transição inicial para quem adquiriu os mesmos títulos em lojas diferentes.

Battlestate Games

battlestate-games

Este launcher é bastante recente e conta com apenas um título: Escape From Tarkov.

O design do mesmo é fortemente baseado no launcher da Blizzard Battle.net